A dermatologia é a área médica responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças na pele, cabelo e unhas. O dermatologista pode atuar tanto na área clínica quanto cirúrgica.
O profissional também desempenha um importante papel na solução de problemas e incômodos estéticos. Ele pode auxiliar bastante na manutenção da beleza do paciente e na recuperação da autoestima e bem-estar.
Quando procurar um dermatologista?
Sempre há a dúvida se cabelos caindo demais é algo normal ou se unhas fracas podem mesmo indicar algum desequilíbrio no corpo, por exemplo. Por esse motivo, alguns pacientes deixam para procurar o atendimento médico somente em estágios avançados das doenças. Nossa recomendação é: na dúvida, sempre opte pelo auxílio profissional e faça o check-up dermatológico todo ano, no mínimo.
Também é indicado consultar com o dermatologista sempre que estiver com os seguintes sintomas:
- Cravos e espinhas;
- Coceira, vermelhidão ou descamação na pele;
- Pele muito seca ou muito oleosa;
- Fragilidade e manchas nas unhas;
- Queda anormal de cabelo;
- Celulite, rugas e flacidez no tecido cutâneo;
- Suor excessivo;
- Mau cheiro nos pés ou nas axilas;
- Surgimento de manchas e pintas;
- Alterações na pele, como pus, cistos, nódulos, queloides e verrugas;
- Descamação do couro cabeludo (caspa).
Além disso, o tratamento de alergias, micoses, vitiligo, psoríase, câncer de pele, hanseníase, doenças nas mucosas e até doenças sexualmente transmissíveis que afetam o tecido cutâneo é feito pelo dermatologista.
O profissional pode, ainda, ajudar a manter a pele saudável, realizar procedimentos que retardam o envelhecimento precoce e fazer aplicações de preenchedores faciais, como o ácido hialurônico.
Para realizar os cuidados com a pele, cabelos e unhas não tem idade mínima ou máxima. Desde crianças até idosos podem e devem ser acompanhadas pelo dermatologista.
Entre em contato com a equipe da MedVida e faça o agendamento da sua consulta. Invista na sua saúde, beleza e bem-estar. Aguardamos a sua visita.